top of page

Avaliações de Imóveis

Conheça mais sobre as avaliações de imóveis

Lendo um livro

Conceitos gerais


A avaliação de bens, de seus frutos e direitos é uma análise técnica para identificar valores, custos ou indicadores de viabilidade econômica, para um determinado objetivo, finalidade e data.
 
Os primeiros trabalhos técnicos de avaliações de bens no Brasil remontam à década de 1910, em publicações universitárias e repartições públicas dedicadas à tributação. Foi no período dos anos 1950 que surgiram algumas entidades profissionais da área de avaliações e foram elaboradas as primeiras normas de avaliação.


A partir de 1998, iniciou-se o projeto da ABNT NBR 14653, que estabelece as referências que norteiam as avaliações de diferentes tipos de bens, incluindo todas as tipologias de imóveis. A NBR 14653, em vigência, possui subdivisões e passa por constantes revisões e atualizações. 
  

A área de Avaliações de Imóveis é um ramo da Avaliações e Perícias de Engenharia que por sua vez se ramifica da Engenharia. É uma área que contempla o estudo de diversas disciplinas, que em muitos casos, 
não são estudadas na graduação universitária de cursos de engenharia e arquitetura. Por isso é aconselhável aos profissionais da área que façam, pelo menos, uma pós graduação, além de diversos cursos.

Colonial Sandstone Cottage House

Etapas do serviço de avaliação de imóvel

O cliente entra em contato com um avaliador para solicitar um ou mais serviços. Após esta etapa, o profissional dará início ao serviço. Primeiramente será feito uma análise do imóvel dentro do mercado imobiliário local e um estudo da documentação imobiliária apresentada para que posteriormente o 
avaliador decida qual metodologia empregar na avaliação do imóvel. Com isso, o avaliador realizará a vistoria ao imóvel avaliando, fazendo anotações e registros fotográficos. De posse das informações coletadas na vistoria e com a metodologia definida, o profissional procederá com a coleta dos dados semelhantes que servirão de comparação. A próxima etapa será fazer cálculos estatísticos e cálculos envolvendo composição de custos, depreciação, taxas, prazos e outros critérios. Após os cálculos, será possível determinar o grau de fundamentação (vide a página Fiscalização de laudos de avaliação neste site para entender).
Finalmente, com as etapas citadas concluídas, o avaliador poderá iniciar a confecção do laudo e depois entregá-lo ao cliente. 

Arquiteto no canteiro de obras

Saiba quem são os profissionais que podem, legalmente, avaliar imóveis:


- Engenheiro Civil;
- Engenheiro Agrônomo;
- Arquiteto;
- Corretor de Imóvel;
- Oficial de Justiça.

Assinatura

Aplicabilidade dos laudos de avaliação

Os laudos de avaliação são comumente utilizados: 
- Para determinar o valor de impostos, como ITBI e IPTU, por exemplo, cobrado pelas prefeituras;
- Em alguns processos judiciais, tais como em ações de desapropriações e herança, por exemplo;
- Para garantias bancárias, tais como em casos de financiamento imobiliário;
- Para integralizar o capital social de empresas;
- Em testes de recuperabilidade (impairment) de bens.  
- Em negociações de transações imobiliárias, como: compra e venda, permuta e locação.
- Em estudos de viabilidade econômica de empreendimentos.

bottom of page